quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CHACRAS



O que são os Chacras?

Yogasmorgado escreve "Chacra significa roda em sânscrito. Segundo Genevieve Paulson “os chacras são vórtices através dos quais circula a energia tanto dentro como fora do corpo”. 

Digamos que são pontos chave por onde sai energia e por onde a recebemos também. É usual ouvirmos falar de sete chacras, mas estes são apenas os principais pois existem imensos no nosso corpo. Cada ponto usado na acupunctura ou na acupressão, é um pequeno chacra. Segundo as escolas orientais são mais de 88.000 e encontram-se interligados através dos vários canais de energia chamados nádis. Entre estes canais ou nádis, temos Sushuma, Ida e Pingala (três dos mais importantes) e os chamados meridianos.

Os vórtices de energia, chamados chacras, enviam energia para os meridianos que por sua vez a direccionam às glândulas e orgãos do corpo.

Toda esta estrutura energética se situa no corpo etérico e não no corpo físico (denso). O corpo etérico é uma réplica energética do corpo físico.

Deixo aqui uma referência breve a cada um dos sete chacras principais apenas como introdução. Oportunamente abordarei cada um deles mais em pormenor. 

O primeiro chacra é o básico, ou muladhara em sânscrito, situa-se na zona do cóccix, entre os orgãos sexuais e o ânus. A cor correspondente é o vermelho-alaranjado brilhante, o elemento é a terra, está ligado às glândulas supra-renais e à assimilação do olfacto, e é representado por uma flor de 4 pétalas. 

O segundo é o chacra sexual, ou swadisthana em sânscrito, situado acima da 1ª lombar, abaixo do umbigo. A cor correspondente é o vermelho, o elemento é água, está ligado aos ovários ou testículos e ao paladar, é representado por uma flor de 6 pétalas.

O terceiro chacra é o plexo solar, ou nabhi, situado acima da 7ª torácica. A cor correspondente é o amarelo, está ligado ao pâncreas e à manifestação, e é representado por uma flor de 24 pétalas.

No entanto, muitos autores consideram o terceiro chacra (ou segundo quando não consideram o chacra sexual) como um outro mais abaixo, o chacra umbilical, ou manipura, localizado na zona do umbigo. Representado por uma flor de 10 pétalas, pela cor laranja, elemento fogo, ligado ao baço, à visão e às emoções.

O quarto chacra é o cardíaco, ou anahata, localizado no centro do peito, acima da 5ª torácica, representado pela cor verde e por uma flor de 12 pétalas. O seu elemento é o ar e está ligado ao toque e tacto, ao timo e à empatia.

O quinto chacra é o da garganta, ou vishuddha, localizado acima da 3ª cervical, no centro da garganta. A cor correspondente é o azul prateado, o elemento é o eter, está ligado ao som, à tiróide e à comunicação duma forma geral. É representado por uma flor de 16 pétalas.

O sexto centro é o chacra do 3º olho ou da terceira visão, o ajna, localizado acima da 2ª cervical, entre as sobrancelhas, representado pelo azul escuro. O elemento é a mente e está ligado à cognição, à glândula pituitária e às capacidades extra-sensoriais. É representado por uma flor de 96 pétalas.

O sétimo centro é o chacra da coroa ou coronário, o sahasrara, localizado no alto da cabeça. As cores correspondentes são o branco (central) e o dourado (externo) e é representado por uma flor de 12 pétalas centrais e 960 externas. O seu elemento é o espírito e está ligado à fala, à glândula pineal e ao mundo espiritual.

Existe ainda um outro chacra a que se dá muita importância, o chacra do 5º olho, localizado no centro da testa, também ligado à glândula pituitária. Este chacra é representado por uma flor de 16 pétalas, pelas cores do arco íris, brilhantes, e está directamente ligado ao acesso aos registos akáshicos.

Cada chacra tem também associado um som-raíz (bija-mantra) e um mantra (palavra, frase ou outro conjunto de sílabas com uma certa carga energética, por assim dizer), mas abordarei este assunto nos artigos sobre os chacras.

Para já...
Exercite os seus chacras! Harmonize o seu corpo! :o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário