sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MUSEU SUBMARINO ISSO TAMBÉM É ARTE







México ganhará museu submerso com 200 esculturas
977421-7137-cp.jpg
Em Cancún, o artista Jason de Caires criará obras subaquáticas como as encontradas em Granada
Como se precisasse, Cancún, na costa leste mexicana, ganhará mais uma atração: uma instalação subaquática com cerca de 200 figuras humanas que promete ser a nova sensação dos mergulhadores.
Com término previsto para 1º de maio de 2010, "A Evolução Silenciosa", do artista inglês Jason de Caires Taylor, ficará localizada no fundo do mar do Parque Nacional Costa Ocidental de Isla Mujeres, Punta Cancún e Punta Nizuc. A obra ocupará 150 metros quadrados e deve pesar cerca de 70 toneladas.




Individualmente, as esculturas serão de pessoas, muitas das próprias comunidades locais. Juntas, elas procurarão representar as mudanças de geração, desde os Maias até o multifacetado mundo moderno. Os turistas poderão transitar por essa linha do tempo com equipamento de mergulho, submarinos ou embarcações de fundo transparente.
A oposição entre "incentivo ao turismo" e "preservação ambiental" pode até parecer inevitável. Nesse contexto, porém, o trabalho de Taylor traz alguma esperança. É justamente disso que trata uma das obras já esculpidas. "A Jardineira da Esperança" mostra uma jovem latina observando sua coleção de vasos, cujas "flores" serão cultivadas com fragmentos de corais vivos, recolhidos de recifes danificados.
Esse é o diferencial do trabalho do inglês em relação a outros escultores do gênero. Em vez de brigar com a ação da natureza, o artista procura incorporá-la a suas obras. Os materiais utilizados, além de não prejudicarem o meio ambiente, favorecem a multiplicação da vida marinha. Do ponto de vista ambiental, as instalações também permitem a recuperação dos recifes de corais naturais, já que desviam parte do fluxo de mergulhadores.
Em menor escala, as esculturas de James Taylor já podem ser apreciadas em outras partes do mundo, com destaque para Granada, país insular do Caribe, onde estão 65 peças.











                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário