domingo, 21 de agosto de 2011

OS TARÔ DE MARSELHA











                                                                                                             


Os tarôs de Marselha
 

    Marselha foi o maior centro de produção de tarôs, na Europa, nos séculos 17 e 18 – e, por dominar o mercado, seus baralhos fundaram um “estilo” que acabou influenciando os demais fabricantes até em outros países, que os copiavam. Como resultado, praticamente não existiram criações ou variações regionais importante, sobre o tarô, até o aparecimento do baralho Rider-Waite em 1911. Existem hoje diversas edições do “Tarô de Marselha”, que constituem reproduções ou restaurações de baralhos das casas editoras tradicionais.
O antigo Tarô de Marselha
    Trata-se de reprodução de um baralho que era realmente impresso em Marselha pelo gravador Nicolas Conver, cuja casa editora funcionou de 1760 a 1890.
    As lâminas eram coloridas à mão sobre a impressão inicial do “risco” das figuras.
O Louco no Tarot de Nicolas Conver (1760)    A Estrela no Tarot de Nicolas Conver (1760)    A Lua no Tarot de Nicolas Conver (1760)    O Sol no Tarot de Nicolas Conver (1760)
Tarô de Marselha, de Nicolas Conver, que começou a ser impresso em 1760

O Tarô de Marselha
    Em 1931, a editora francesa Grimaud passou a editar, sob orientação de Paul Marteau, um jogo de Tarô que reproduzia os valorizados moldes gravados por Nicolas Conver. Tornou-se uma das edições mais divulgadas do Tarô em todo o mundo. Esse é o motivo pelo qual a empresa France Cartes, a única grande fabricante de cartas de jogar que ainda resta na França, continua a editar as mesma versão com a marca original “Grimaud”.
O Tarot de Marselha Grimaud (1930)
Tarô de Marselha da Editora Grimaud
     Assim Paul Marteau apresenta a edição que preparou a partir de 1928: "Este Tarô é o que foi editado em 1761 por Nicolas Conver, mestre fabricante de baralhos em Marselha, que tinha conservado chapas de madeira e o colorido de seus predecessores remotos. É atualmente editado por B. P. Grimaud, que recebeu a sucessão de Conver e pôde assim continuar a impressão do Tarô tradicional sob sua forma original".
     Esse desenho é também o mais conhecido por nós que compramos baralhos produzidos no Brasil. A editora Pensamento reproduziu de modo limpo e fiel o gravado “Grimaud”, mantendo inclusive os descuidos de Paul Marteau com relação às cores de importantes detalhes. As cores básicas utilizadas nessa versão não são as mais antigas. Uma explicação para a redução do colorido anterior às “chapadas” cores básicas azul, vermelho e amarelo (que são as únicas nesse tarô, além da “cor de carne” e poucas aparições do verde-escuro) é que, em meados do século 19, tornou-se possível imprimir em cores, o que, no caso do tarô, substituiria com vantagem a antiga técnica de imprimir o desenho e colorir cada carta à mão; mas as máquinas da época só eram capazes de imprimir quatro cores... Essa adaptação artificial de cores acabou por se tornar padrão e criou muitos equívocos de interpretação.
    É por essas e outras razões que, nas últimas décadas, começaram a aparecer outras restaurações com a finalidade de devolver mais cores às lâminas e acentuar detalhes que foram negligenciados por Paul Marteau ao preparar as referências para a Editora Grimaud.
O Tarô de Marselha 
    Esse belo baralho é o resultado da restauração ou recriação do Tarô de Marselha pelo canadense Kris Hadar, que relata no livreto (em francês), que acompanha a caixa, ter empregado mais de 20 anos pesquisando o tradicional desenho dos baralhos de Marselha, com todos os seus detalhes, para descobrir como cada carta original devia ser. Por isso ele o chama de “O Verdadeiro Tarô de Marselha”. O desenho é muito fiel ao gravado de Nicolas Conver e o autor insiste que não fez nada de pessoal ou sem base em pesquisa, mas uma inovação um tanto estranha, que o folheto não explica, é o “facho de luz” sobre a cabeça de algumas das figuras, como A Papisa, por exemplo.
    As cartas são ricamente coloridas, com cores mais suaves e matizadas – agradáveis aos olhos – do que as versões mais comumente encontradas (a Grimaud, por exemplo), que utilizam menor gama de cores e tons mais fortes. O material das cartas é muito bom; as cartas deslizam bem e o desenho do verso é belíssimo.
O Tarot de Marselha Kris Hadar (1995)

     Kris Hadar defende que a origem do tarô pode ser encontrada no século 12 na região de Oc ou Provence, no sul da França (por isso a data simbólica 1181 na carta do 2 de Ouros); e que a criação do baralho foi uma maneira encontrada para ocultar e preservar, na forma de cartas de jogar, a cultura e o conhecimento daquela região (onde nasceu a cultura trovadoresca), que a Igreja e os reis de França da época procuraram exterminar por ser “herética”. Considera ainda que o tarô foi “o primeiro livro que permitiu que os analfabetos fossem capazes de refletir e meditar sobre sua salvação eterna e a busca de si mesmos”.
O Tarô de Marselha  
 
    O mais recente e talvez o mais apreciado trabalho de restauração do Tarô de Marselha foi promovido por Philippe Camoin, herdeiro da Casa Nicolas Conver, uma empresa gráfica da
cidade francesa de Marselha que imprimiu, a partir de 1760, o jogo que se tornaria célebre como Le Tarot de Marseille. Em seu sitewww.camoin.com, Philippe diz que “a fábrica Conver se tornou por casamento a Casa Camoin” e continuou a imprimir tarôs e a difundi-los pelo mundo: “mais de um milhão de jogos por ano, no início do século (20)”. Ele não faz nenhuma menção ao fato, mencionado em nossa resenha sobre o baralho Grimaud, de que a editora Grimaud, então sob a direção de Paul Marteau, recebeu em 1928 a sucessão de Conver e passou a imprimir o “Tarô de Marselha” a partir de 1931.
    A iniciativa de Phillippe Camoin teve a valiosa contribuição de Alejandro Jodorowsky, o inquieto e polêmico teatrólogo chileno, interessado também nos assuntos esotéricos e, em particular, no tarô. Foi uma feliz parceria, da qual resultou o efeito complementar de dar visibilidade, em toda a Europa, ao esforço de recuperação da variedade de cores originais das antigas cartas.
    O trabalho de Camoin-Jodorowsky foi concluído e o Tarô de Marselha restaurado passou a ser impresso em 1998, promovendo uma importante revalorização das gravuras clássicas do Tarô. Dado que os símbolos originais do tarô muitas vezes são encobertos nos modernos
 
O Mundo no Tarot de Marseille restaurado por Camoin e Jodorowsky

 
baralhos inventados e reinventados sob padrões subjetivos, essa iniciativa assume o papel de resgate da simbologia tradicional. 


O MAGO

Diante de uma mesa sobre a qual foram colocados os apetrechos de sua arte, está o mago. Uma das mãos erguidas segurando um bastão (em alguns baralhos uma taça), a outra, apontando para baixo. Traz na cabeça um barrete protetor, como o dos Reis, cuja larga aba forma uma auréola em torno de sua cabeça (forma também o símbolo do infinito). O corpo e os braços formam a letra hebraica Aleph. Ele simboliza a Vontade.
Significado da carta: Vontade, Força de Vontade, Destreza, Energia, Constância, Criatividade, Dedicação aos ideais, Busca do conhecimento.
Invertida: Vontade usada para fins nocivos, Indecisão, Desânimo.



    A PAPISA

    Mulher coroada com uma mitra alta ou tiara (a cabeça envolvida em um véu), uma estola (ou cruz solar) sobre o seu peito e o Livro da Ciência aberto em sua mão. Ela representa a Ciência, a Sabedoria ou o Conhecimento. Significado da carta: Ciência, Sabedoria, Conhecimento, Educação, Poder, Discernimento, Praticidade, Bom senso, Moralismo, Segurança. Invertida: Presunção, Ignorância, Inexperiência, Conhecimento superficial, Domínio do supérfluo, Egoísmo, Presunção.


A IMPERATRIZ

Uma mulher alada e coroada, sentada em um trono, tendo na mão um cetro sustentando um globo encimado por uma cruz, enquanto repousa a outra mão sobre um escudo onde está blasonada uma águia, em cujo peito há uma cruz (em alguns baralhos o escudo traz o símbolo de Vênus) Ela é o símbolo da Ação, o resultado da União da Ciência e a Vontade.
Significado da carta: Ação, Planejamento, Empreendimento, Iniciativa, Progresso feminino, Disposição, Encanto pessoal, Fertilidade, Realização, Intuição.
Invertida: Inatividade, Desperdício de poderes, Falta de concentração, Esterilidade, Infidelidade, Vacilação, Fracasso.



    O IMPERADOR

    Ele é coroado (e apoiado em um trono, suas pernas formam uma cruz - como no Tarot de Marselha - e, ao lado dele, sob sua mão esquerda, há um escudo blasonado com uma águia). Na mão direita, traz um cetro semelhante ao da Imperatriz. Seu corpo e seus braços formam um triângulo, do qual a cabeça é o ápoce. Ele representa a Realização. Significado da carta: Realização, Efeito, Desenvolvimento, Estabilidade, Progresso material, Honestidade, Segurança, Apoio, Organização. Invertida: Bloqueio, Impedimento, Imaturidade, Falta de energia, Indecisão, Incompetência, Futilidade, Limitação. .

O PAPA

Ele é coroado com a tiara papal, está sentado entre os dois pilares de Hermes e de Salomão, e faz com a mão direita o sinal do esoterismo e com a esquerda se apóia a um bastão, encimado por cruz tripla. À sua frente ajoelham-se dois ministros. Ele é o símbolo da Caridade e da Beneficência.
Significado da carta:Misericórdia, Beneficência, Bondade, Gentileza, Poder Espiritual, Espiritualidade, Novos aprendizados, Justiça, Inteligência analítica, Dever moral, Convencionalismo.
Invertida: Excesso de bondade, Fraqueza, Generosidade Tola, Vulnerabilidade, Fragilidade, Irracionalidade, Revolta, Projetos retardados, Calúnia.




    OS AMANTES

    Esta carta é geralmente descrita como a representação do Homem entre o Vício e a Virtude, enquanto um gênio alado ameaça o vício com um dardo. Alguns falam de um significado mais cabalístico e que representaria o Microposopo entre Bibah e Malkuth. Significa, portanto, aDisposição para a Sabedoria. Significado da carta: Sábias disposições, Provações, Tribulações vencidas, Momento de escolha, Liberdade, Confiança, Beleza e Perfeição, Renúncia aos prazeres, Otimismo. Invertida: Planos imprudentes, Falhas ao ser posto à prova, Insatisfação, Separação, Tentações perigosas.


O CARRO

Representa um conquistador coroado, trazendo um cetro, dirigindo um carro de forma cúbica, constituído de quatro colunas e um dossel e puxado por dois cavalos que divergem quanto à direção a seguir. Representa o Trunfo e a Vitória da Justiça e do Juízo.
Significado da carta: Triunfo, Vitória, Superação de obstáculos, Equilíbrio, Segurança, Domínio, Realização, Sucesso, Discernimento, Aproximação amorosa.
Invertida: Derrotado pelos obstáculos, Subjugado no último momento, Fraqueza, egocentrismo, Descontrole, Irreflexão, Orgulho, Brutalidade, Desengano.




    A JUSTIÇA

    Uma mulher coroada e sentada em um trono, entre duas colunas. segurando na mão direita, uma espada na vertical e, na esquerda, uma balança. Ela simboliza Equilíbrio eJustiça. Significado da carta: Equilíbrio, Compreensão, Justiça, Austeridade, Imparcialidade, Integridade, Disciplina, Decisão, Resolução. Invertida: Preconceito, Falta de equilíbrio, Abuso de justiça, Excesso de severidade, Desigualdade, Intolerância, Prejuízo.


O ERMITÃO

Um velho barbado, envolto em um manto, com a cabeça coberta por um capuz, trazendo na mão direita a lanterna da ciência oculta, enquanto na esquerda segura sua vara mágica. Ele representa a Prudência.
Significado da carta: Prudência, Cautela, Reflexão, Conhecimento, Discrição, Estudo, Sabedoria, Paciência.
Invertida: Excesso de prudência, Timidez, Tristeza, Misantropia, Ceticismo, Esterilidade, Maus conselhos, Desconfiança, Solidão.





    A RODA DA FORTUNA

    Uma Roda de Sete Raios (em alguns baralhos, como o de Waite, apresentam-na com oito, o que muitos consideram errado) em um eterno revolver. Do lado ascendente sobe um animal e, do lado descendente, um macaco (ou cobra). Acima dela há a forma de um anjo (ou de uma esfinge ou ambos) segurando uma espada. Simboliza a boa ou máFortuna. Significado da carta: Boa sorte, Êxito, Sorte imprevista, Destino, Mudança, Supremacia, Iniciativa. Invertida: Má sorte, Fracasso, Inconstância, Interrupção.



A FORÇA

Uma mulher coroada trazendo um barrete de proteção (compare-a com a figura do Mago). Com calma e sem esforço, cerra as mandíbulas de um leão furioso. Ela representa a Força.
Significado da carta: Poder, Potência, Força, Inteligência, Magnetismo sexual, Nova situação sentimental, Harmonia, Valentia, Visão e compreensão do mundo.
Invertida: Abuso do poder, Arrogância, Falta de coragem. Ira, Impaciência, Presunção, Natureza fraca, Repressão.





    O ENFORCADO

    Um homem pendurado em uma espécie de forca, por um pé, de cabeça para baixo (suas mãos estão amarradas nas costas de tal modo que forma um triângulo com a ponta para baixo), com as pernas formando uma cruz. Ele simboliza o Sacrifício. Significado da carta: Sacrifício e Auto-sacrifício, Dedicação, Abnegação, Perfeição moral, Superação do "eu", Escolha errada, Falta de Vontade, Traição, Abandono. Invertida: Egoísmo, Desligamento, Sacrifício Parcial, Total falta de particidade, Impotência, Fuga da realidade, Excesso de confiança.


A MORTE

Um esqueleto armado de foice (como que a ceifar cabeças iu grama em um prado). Também representada como um Cavaleiro do Apocalipse, onde se vê, ao fundo, um novo dia surgindo. Ela significa Transformação ou Mudança.
Significado da carta: Mudança, Transformação radical, renascimento, Libertação dolorosa, Novas perspectivas, Ascetismo, Insegurança financeira.
Invertida: Recente fuga da morte, Mudança parcial, Alteração para melhor, Imobilidade, estagnação, Abandono forçado, Tristeza, Ruína, Fracasso.




    A TEMPERANÇA

    Um anjo com o sinal do Sol na testa, despejando líquido de um para outro vaso. Ela representa a Combinação. Significado da carta: Combinação, Conformidade, União, Moderação, Equilíbrio, Auto- controle, Serenidade, Harmonia, Paciência, Estabilidade. Invertida: Combinação impensada, Desunião, Conflito de interesses, Frustração, Inabilidade, Discórdia.


O DIABO

Um demônio com chifre e asas, com garras de águia (sobre um altar, ao qual outros dois demônios menores estão amarrados por coleira e corda). Na mão esquerda traz uma tocha. É a imagem daFatalidade.
Significado da carta: Fatalidade para o bem, Força misteriosa, Egoísmo, Sedução sem escrúpulos, Paixões desenfreadas, Instintos irreprimíveis, Influências ocultas, Punição.
Invertida: Fatalidade para o mal, Luxúria, Amores proibidos, Intrigas e Artimanhas, Egoísmo inescrupuloso, Violência e Degeneração.





    A TORRE

    Também nomeada como “A Casa de Deus”. Uma torre cujaparte superior assemelha-se a uma coroa. Tombam de ponta-cabeça dois homens, um deles em tal posição que forma a letra hebraica Ayin). A Torre desmorona em chispas e escombros. Representa a Ruína e a Destruição. Significado da carta: Ruína, Rompimento, Queda, Perda, Falência, Destruição, Dificuldades gerais, Presunção e orgulho desmedidos, Fracasso Brutal, Vaidades vazias, Timidez, Malogro Financeiro. Invertida: Os mesmos significados, geralmente em maior grau. Pode indicar também Catástrofe, Ruína, Acidente, Terremoto.


A ESTRELA

Uma figura feminina nua despeja água de dois vasos. Acima dela, no céu, brilha a Estrela resplandescente dos Magos (rodeada por sete outras), crescem árvores e plantas sob sua mágica influência e em uma delas pousa a borboleta de Psique. Ela é a estrela daEsperança.
Significado da carta: Esperança, Espectativa, Brilhantes promessas, Inspiração criadora, Autoconfiança, Otimismo, Energia, Satisfação.
Invertida: Esperanças frustradas, Decepção com as expectativas realizadas em menor grau, Desunião, Desapontamento, Interrupção.




    A LUA

    A Lua brilhando nos céus, orvalho caindo, um lobo e um cão uivando para a Lua, parados aos pés das duas torres, um caminho que se perde no horizonte (e é salpicado com gotas de sangue), um lagostim (emblema do signo de Câncer, regido pela Lua) arrasta-se através da água, em primeiro plano, na direção da Terra. Ela simboliza oCrepúsculo, a Decepção e o Erro. Significado da carta: Decepção, Engano, Obscuridade, Embuste, Advertência, Forças Ocultas, Desilusão, Entorpecimento, Superficialidade. Invertida: Decepçãos insignificantes, Enganos sem importância, Oportunismo, Presença de espírito, Vantagem.


O SOL

O Sol envia seus raios sobre duas crianças (na maioria dos baralhos. No de Waite, sobre uma criança montada em um cavalo). Atrás delas há um muro baixo. Significa Felicidade Terrena.
Significado da carta: Felicidade, Contentamento, Júbilo, Realização, Entusiasmo, Sinceridade, Prazer.
Invertida: Presunção, Rompimento, Futuro incerto, Solidão, Adiamento.





    O JULGAMENTO

    Também nomeada como “O Juízo Final”. Um anjo no céu toca uma trombeta, à qual está amarrado um estandarte com uma cruz. Os mortos levantam-se dos túmulos. Significa RenovaçãoResultado. Significado da carta: Renovação, Resultado, Decisão sobre um assunto, Renascimento, Libertação, Gênio inventivo, Sentimento de Justiça, Saúde física, Novas relações, Revelação de desígnios ocultos. Invertida: Adiamento dos resultados, Protelação, Assunto a ser reaberto mais tarde, Ofuscamento da inteligência, Alegria inútil, Inimigos ciumentos, Sentimentos de culpa, Dúvidas.


O MUNDO

Dentro de uma guirlanda florida, uma mulher nua, coberta apenas por uma faixa leve. Ela representa a Natureza e a Divina Presença que nela existe. Em cada mão deve trazer um bastão. Nos quatro ângulos da carta estão os quatro animais angélicos do Apocalipse. Acima, a Águia e o Homem; abaixo, o Leão e o Touro. É considerada a melhor carta do Tarot. Representa a Integridade e a Recompensa.
Significado da carta: Conclusão, Boa recompensa, Sorte, Sucesso Total, Finalização das obras, Encontro do Amor, Lucidez, Liberdade, Felicidade.
Invertida: Má recompensa ou retribuição, Falta de vontade, Dispersão, Obstáculos, Ambiente hostil, Estancamento.



    O LOUCO

    Um homem com gorro de bufão, vestido como um bobo da corte, tendo ao ombro uma vara com uma trouxa como se não precisasse de mais nada. Em algums baralhos, ataca-o por trás, às vezes um tigre, outras um cão. Não tem número mas, em alguns baralhos, colocam- lhe o “zero”. Ele siginifica a Tolice, a Expiação. Significado da carta: Loucura, Expiação, Hesitação, Isolamento, Indecisão, Precipitação, Ingenuidade. Invertida: Instabilidade, Falta de confiança, Desânimo, Obsessão, Remorso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário